segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rumo ao ápice!

2 de Dezembro de 2007. É meio surreal pensar que há 5 anos o Corinthians era rebaixado para a Série B com um um time, uma diretoria, uma estrutura e uma moral vergonhosa. Hoje, 5 anos depois, o time se prepara para embarcar ao Japão, rumo ao Bi Mundial.

O Corinthiano vivenciou a queda e, junto com o time, se reergueu. Assim como nosso amor cresceu ainda mais no fundo do poço em 2008, ele duplicou em 2009, triplicou no ano do centenário, quadruplicou em 2011 e se tornou surreal em 2012. Não só pelos títulos o Corinthiano se enche de orgulho para falar do clube hoje. O Sport Club Corinthians Paulista cresceu 50 anos em 5.

Além de ter conquistado 4 títulos em um período tão curto de tempo (Paulista, Copa do Brasil, Brasileirão e a tão sonhada Libertadores, de forma invicta contra o Boca Juniors!), o clube hoje é referência quando o assunto é estrutura, marketing, ações sociais, patrocínios, média de público... Ufa! Quanta coisa mudou.

Cássio, Júlio César, Danilo Fernandes, Alessandro, Guilherme Andrade, Edenilson, Fábio Santos, Chicão, Wallace, Paulo André, Anderson Polga, Felipe, Ralf, Paulinho, Willian Arão, Giovanni, Douglas, Danilo, Martínez, Romarinho, Jorge Henrique, Emerson, Guerrero e Adenor Tite.

São 24 nomes que podem fazer de 2012 o melhor ano da vida de qualquer Corinthiano. Nomes que podem transformar um amor surreal em algo ainda maior. Quando parece que algo não pode crescer ainda mais, lá está o  Corinthiano para provar que o amor que sente por seu clube só tende a aumentar e ultrapassar barreiras. Esses 24 nomes serão acompanhados por mais de 20 mil torcedores, uma façanha nunca vista antes por qualquer clube que atravessou o mundo. Torcedores de todas as classes sociais, que largaram mão de muitas coisas para viajarem mais de 20 mil km em busca da consagração. 

Cumbica preparou todo um esquema especial para comportar mais de 10 mil loucos, que se reunirão hoje a noite no saguão do aeroporto para mandarem suas últimas vibrações positivas ao time.

A noite de hoje será de lua cheia. A mesma lua cheia que iluminou a noite mágica do dia 4 de julho, na tão sonhada final da Libertadores. Desta lua, São Jorge terá a missão de olhar, por 30 milhões, os guerreiros que voam em direção ao ápice de toda sua história.

Uma epidemia se aproxima do Japão. Uma epidemia que promete causar loucura em quem estiver por perto. O bando de loucos está chegando para mudar a história deste país, para sempre. E mudará.

Banzai, Corinthians!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Não só de protagonistas sobrevive o campeonato espanhol

Messi x Cristiano Ronaldo. Iniesta, Xavi e Cesc Fábregas de um lado x Özil, Xabi e Sergio Ramos do outro. Valdés x Casillas... Enfim, estamos cansados de saber que o campeonato espanhol se limita a uma previsível guerra por título disputada constantemente por Barcelona x Real Madrid. As duas equipes sobram em relação às outras, o que acaba deixando de lado personagens que buscam, rodada após rodada, fazer o possível para levar seus times o mais próximo desses dois gigantescos clubes.

O maior exemplo disso é Radamel Falcao García! (Sempre faço questão de pronunciar seu nome completo, ele merece). Não é de hoje que o colombiano vem chamando atenção por sua incrível facilidade para balançar as redes. Falcao começou a despertar o olhar e curiosidade de todos jogando pelo Porto, na temporada 2010/11.

Considerado um artilheiro nato de decisões, levou o Porto ao título da Europa League sendo o artilheiro isolado da competição, com 17 gols em 14 jogos disputados! Com isso, despertou interesse de diversos clubes europeus, e acabou sendo adquirido pelo Atlético de Madrid por €40 milhões.

Falcao García comemorando seus três gols diante do Chelsea


Jogando pelo time espanhol, sua estrela brilha ainda mais. Falcao disputa a artilharia do campeonato espanhol diretamente com Messi e Cristiano Ronaldo, e já soma 10 gols em 9 disputados. No início da temporada europeia, jogando contra o Chelsea a Supercopa Europeia (torneio disputado entre os atuais campeões da Champions League e Europa League), Falcao comandou a incrível vitória por 4x1 diante dos blues, e foi autor de um hat-trick que levou o Atlético de Madrid a seu primeiro título da temporada.
  
Roberto Soldado é o grande trunfo do Valência
Outro coadjuvante que está buscando seu lugar ao sol no campeonato espanhol, é o atacante Roberto Soldado, espanhol de 27 anos que joga no Valência. Contratado para ser o substituto de David Villa, Soldado busca seu espaço na recheada seleção espanhola, onde acabou perdendo seu lugar na Euro 2012 para Fernando Torres. Apesar de ter apenas 3 gols em 9 disputados na atual temporada em La Liga, o espanhol costuma ir bem jogando a Champions League. Em 17 jogos disputados de 2010 para cá, já foram 12 gols marcados. O último jogo do Valência pelo grupo F, contra o surpreendente BATE Borisov, que havia ganhado seus dois primeiros jogos, foi marcado pela belíssima atuação de Soldado, que marcou um hat-trick e ajudou sua equipe a conquistar a liderança do grupo.

Além desses dois excelentes atacantes, La Liga conta com alguns bons nomes que figuram entre a artilharia do campeonato. Tomer Hemed é um deles. O atacante israelense, que joga pelo Malorca, já tem 6 gols em 9 disputados, e vem ajudando muito bem sua seleção nas eliminatórias da Copa 2014 (foram 5 gols marcados em 4 jogos). Outro nome interessante é o de Alvaro Negredo, de 27 anos. O atacante do Sevilla também possuí 6 gols em 9 jogos.

Aritz Aduriz - Athletic Bilbao (6 gols), Hélder Postiga - Zaragoza (4 gols), Fernando Llorente - Athletic Bilbao (1 gol) são outros nomes conhecidos.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O eterno time do ano que vem

"Forlán prevê melhora do Inter na reta final do Brasileiro e time forte para 2013". O elenco é bom, o problema não é com o técnico e o ataque poderia facilmente ser considerado top 3 no Brasil. O que acontece com o time gaúcho? 

O Internacional começa o ano iludindo torcida e imprensa no previsível campeonato gaúcho. Frequentemente disputa a Libertadores, e também começa muito bem. Os jornalistas enchem a boca para ressaltar e rasgar elogios ao elenco, que é sempre considerado um dos, se não o melhor do país, assim como sua diretoria que é exemplo para todos os outros clubes. Eis que chega o Brasileirão.

Ano após ano o time gaúcho vem lutando na parte de cima da tabela, sempre almejando G4 ou título. Porém essa "luta" é apenas fictícia, visto que o time não consegue demonstrar nenhum tipo de força para manter o foco por muito tempo. Poderíamos comparar a situação do time gaúcho com a do São Paulo, que também é sempre taxado como favorito para levar todos os títulos que disputa, mas que não consegue encontrar regularidade e muito menos um padrão de jogo definido. O time alterna excelentes jogos com apagões constantes.

Time do Inter sofre com a irregularidade

A equipe, que atualmente vem sendo treinada por Fernandão, começou o 2° turno do Brasileiro perdendo para o Coritiba fora de casa. No jogo seguinte, goleou o Flamengo por 4x1 no Beira Rio... Agora vai? Não. Quando o time parecia se encontrar, foi ao Morumbi e empatou com o São Paulo em 1x1. Resultado normal e  bom, não fosse o próximo jogo em casa, quando perdeu para o Fluminense. Em seguida, foi ao RJ e novamente empatou fora de casa, dessa vez com o Botafogo. Foi aí que a equipe voltou ao Beira Rio e mais uma vez decepcionou. O time perdia de 0x2 para o Sport, time que joga muito mal fora de casa e que luta para não cair. Conseguiu apenas empatar o jogo.

Na tabela do Brasileirão 2012, o time se encontra estacionado na chamada "zona de conforto", entre a 6ª e 12ª posição, que não leva a lugar nenhum. O elenco parece diversas vezes desmotivado, e seus jogadores mais veteranos como Índio, Bolivar, Nei e Guinazu jogam pro gasto. D'Alessandro sofre com lesões e Damião, a grande esperança dos colorados, constantemente desfalca a equipe para jogar os amistosos mequetrefes da Seleção.

O time conta com boas apostas jovens e algumas vindas da base, caso do bom lateral Fabrício e do zagueiro Rodrigo Moledo, assim como o volante Fred. 

Não da para explicar bem ao certo, mas é fato que, entra ano e sai ano, o Internacional é sempre taxado como favorito, com razão, ja que possuí de fato um ótimo elenco, mas acaba a temporada decepcionando. Bom, quem sabe ANO QUE VEM...


sábado, 29 de setembro de 2012

O futuro e promissor futebol belga

Há uma nova geração de jogadores que está invadindo os gramados europeus, mais precisamente os gramados ingleses. A Bélgica está com uma nova e empolgante safra de jovens promessas que estão surpreendendo em campeonatos de alto nível.
    
A maior e melhor delas é, sem dúvidas, Eden Hazard. Contratado pelo Chelsea, depois de ser eleito o melhor jogador no campeonato francês, jogando pelo Lille na temporada 11/12, é um dos melhores e mais promissores meias da nova geração. Jogando ao lado de Juan Mata/Oscar, o garoto de apenas 21 anos é muito habilidoso e se adaptou rápido ao futebol inglês. Corinthians terá bastante trabalho em dezembro (Ralf nele!).
    
Hazard, a grande revelação belga

Outro que está cheio de moral na Inglaterra é o zagueiro Vincent Kompany. Campeão com o Manchester City na última temporada, o defensor de 26 anos conquistou o prêmio de melhor jogador da Premier League e com isso ganhou a braçadeira de capitão na equipe. É considerado um dos melhores zagueiros do campeonato.

Também zagueiro e capitão de sua equipe, Thomas Vermaelen joga pelo Arsenal. O defensor estreiou pelos Gunners ja fazendo gol e logo conquistou o técnico Arsène Wenger. Assim como Kompany, também é considerado um dos melhores zagueiros da competição e ainda sabe fazer gols, é rápido e ótimo no jogo aéreo. 

No ataque destaca-se Romelu Lukaku, contratado pelo Chelsea e emprestado ao West Brom para ganhar experiência. O centroavante possuí uma grande força física (98 kg), excelente presença de área e boa finalização, tudo isso com apenas 17 anos!

Jogando pelo Everton, estão o atacante Kevin Mirallas e o meia Marouane Fellaini, ambos de 24 anos. O primeiro se destacou jogando pelo Olympiakos da Grécia, onde fez 34 gols em 49 jogos.

Já no Tottenham o belga que chama atenção é Jan Vertonghen, jovem zagueiro de 25 anos que também costuma atuar como lateral. 

Witsel, Hazard e Fellaini atuando pela seleção

Fora da Premier League outro nome belga que vem jogando um excelente futebol é Axel Witsel. O meia de 23 anos foi pretendido por Milan e Real Madrid, após se destacar pelo campeonato português, jogando pelo Benfica. Acabou sendo contratado pelo Zenit por 40 milhões!

O fato de a Bélgica estar exportando goleiros, defensores, meias e atacantes ao melhor e mais forte campeonato do mundo não é o que mais surpreende, e sim o bom/ótimo nível dos jogadores.

Nas eliminatórias da Copa a seleção joga em um grupo com Croácia, Sérvia, Escócia, Macedônia e País de Gales, e tem grandes chances de terminar em 1º lugar no grupo e voltar a jogar uma Copa do Mundo depois de 12 anos. Sem dúvidas é uma seleção que terá um grande futuro pela frente, com uma geração que pode mostrar serviço não só em 2014 como também em 2018.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

5 motivos para você acompanhar (e amar!) a Bundesliga


O Campeonato Alemão de Futebol, ou Bundesliga, é uma liga profissional de futebol da Alemanha. Disputado na forma de pontos corridos, tem como maior campeão, disparado, o Bayern de Munique, com 22 títulos. Abaixo vem o Nuremberg com 9 títulos e o Borussia Dortmund, atual bi campeão, com 8 títulos. Apesar da superioridade em títulos pelo Bayern, a Bundesliga cresceu muito nos últimos anos e tem se mostrado um campeonato equilibrado e bastante interessante. O campeonato volta nesta sexta-feira (24) com um jogão entre Borussia Dortmund x Werdem Bremem, e será transmitido pela ESPN Brasil às 15h25. Abaixo darei 5 motivos para você "dar uma chance" ao querido futebol alemão:

1. Maior média de público do mundo.
Não importa a partida. Se você ligar a televisão em um jogo da Bundesliga, seja ele um clássico entre Bayern x Borussia ou um jogo entre duas equipes lutando contra o rebaixamento, a casa estará SEMPRE cheia. Os estádios na Alemanha são monstruosos e o campeonato possui a maior média de público do mundo, chegando a 41 mil espectadores por jogo, contra 35 mil na Inglaterra e 28 mil na Espanha. Para se ter uma idéia, a média de público do Borussia Dortmund na temporada passada foi de 80 MIL PESSOAS!! Isso por jogo! A torcida do time é chamada de “muralha amarela”. O menor público que a equipe teve em casa foi de 78 mil. Sensacional.

Média de público do Borussia Dortmund é de 80 mil

2. Campeonato de dois times? NÃO!
Um dos motivos para eu não gostar do campeonato espanhol, apesar de simpatizar muito com o Barcelona, é pelo fato de ser um campeonato totalmente desproporcional. Barça e Real Madrid costumam terminar sempre com uma diferença absurda de pontos para o 3° colocado. Os jogos costumam ser muito previsíveis e as torcidas espanholas são bem chatinhas. Nos últimos anos as equipes da Bundesliga têm melhorado muito seus elencos, ainda mais com a boa fase do futebol alemão. Muitos garotos vêm chamando a atenção. Na última temporada, o Schalke 04 (do artilheiro Huntelaar) e o Borussia Mönchengladbach (do craque Marco Reus) fizeram belas campanhas e atormentaram a vida dos dois principais clubes (Bayern de Munique e Borussia Dortmund).

3. Saúde financeira.
Muito se fala sobre os elencos milionários dos melhores times do mundo, mas todos eles devem milhões ou até bilhões. Na Alemanha há um controle muito grande com as finanças dos clubes; um time pode ser punido se ficar com saldo negativo, por exemplo. Dos 36 clubes profissionais da Alemanha, apenas 3 possuem dívidas. Sem alarde e com planejamento, investimentos em times de base e uma renovação importante na seleção têm permitido a injeção de um novo oxigênio ao já competitivo futebol alemão. As cotas de televisão são negociadas conjuntamente, com contratos curtos de apenas 1 ano. Assim a valorização dos times é constante. O Bayern de Munique ganha apenas 16 milhões a mais do que o último colocado do ranking.  Todos os clubes, com exceção de Woslfburg (propriedade da Volkswagen) e o Bayer Leverkusen (indústria de remédios Bayer), são de propriedade de seus torcedores, que mantêm 51% das ações do time. O resultado é uma liga que dá lucros recorde a cada ano. Na temporada 2010-2011, o superávit foi de US$ 250 milhões, quase o dobro da liga espanhola.

4. As jovens promessas.

Marco Reus, a grande revelação da temporada 11/12

Mesmo com a eliminação na Euro 2012 a Alemanha continua possuindo, na minha opinião, a melhor seleção do mundo. Grande parte do sucesso vem dos investimentos em equipes de base, seja nos clubes ou na seleção. O técnico do time nacional, Joachim Löw, recebeu da Federação de Futebol um mandato de dez anos para renovar o futebol, com amplos investimentos em jovens, uma pressão calculada e estabilidade financeira. Não fosse por sua teimosia em insistir com Podolski e Muller, dois jogadores que estão em péssima fase, a seleção poderia muito bem ter levado o título. Isso porque o futebol alemão conta com diversas promessas que vem chamando a atenção do mundo inteiro. A federação exige que todas as equipes do campeonato subam, no mínimo, 3 jogadores da base para o profissional todo ano, estimulando a reveleção de novos atletas. A maior delas atualmente é o jovem Marco Reus, considerado o melhor jogador da última temporada da Bundesliga. Reus, que jogou pelo Mönchengladbach, foi comprado pelo Borussia Dortmund e fará companhia a Mario Götze, o Messi alemão, como o chamam por la. Götze passou a maior parte da temporada machucado, mas antes disso já mostrava em campo sua incrível habilidade com a bola. O meia foi o principal nome do Borussia na temporada 2010/2011, quando ajudou o time a conquistar a Bundesliga depois de 9 temporadas sem o título.
  
 5. Estádios gigantescos.
A Copa do Mundo de 2006 fez com que a maioria dos estádios do país fossem reformados e outros construídos para a competição. O mais importante e moderno deles é a Allianz Arena, palco da última final da Champions League. Abaixo, foto dos 3 maiores estádios da Alemanha:

O Signal Iduna Park, mais conhecido como Westfalenstadion fica localizado na cidade de Dortmund, na Alemanha. Tem capacidade para 80.000 espectadores, sendo 55.000 sentados. É conhecido também como "A Casa de Ópera do Futebol Alemão", sendo o maior estádio do país. É utilizado pelo Borussia Dortmund em seus jogos como mandante.


O Estádio Olímpico de Berlim foi construído nos anos 30 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Foi restaurado para a Copa do Mundo de 2006 e é usado atualmente pelo Hertha Berlin. A capacidade atual é de 74.220 pessoas.


Eis o mais belo estádio alemão, e para mim, o mais belo estádio do MUNDO! O monstruoso Allianz Arena, palco da última final da Champions League. O estádio foi inaugurado em abril de 2005, localizado na parte norte de Munique, no distrito de Fröttmaning. É o estádio oficial dos times TSV 1860 Munique e Bayern de Munique. Sediou o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. Sua capacidade é de 66 mil espectadores. 

sábado, 28 de julho de 2012

Cartola FC - 13ª Rodada



Jogo Cartola FC desde 2008 e considero essa 13ª rodada uma das mais difíceis da história do game. Parece óbvio apostar todas as fichas no Botafogo, mas convenhamos que o time carioca não vem sendo convincente nem mesmo dentro de casa. Será que agora, contra o atual lanterna da competição (Figueirense) veremos a equipe de Oswaldo de Oliveira voltar a engrenar no campeonato? Infelizmente é o que nos resta. Minha aposta é no goleiro Jefferson, nos meias Seedorf e Elkeson, no lateral Marcio Azevedo e no zagueiro Fabio Ferreira.

O grande duelo da rodada promete ser entre Fluminense x Atlético-MG. Os dois times possuem as duas melhores defesas do campeonato (8 gols tomados em 12 jogos), e também possuem os dois melhores ataques (25 gols feitos pelo Galo e 22 feitos pelo Flu). Jogo aberto, onde será exigido muito do goleiro Victor, que joga fora de casa contra um Fluminense precisando vencer, já que perdeu o último jogo. Mesmo fora de casa a equipe mineira costuma pontuar bem com seus zagueiros, porém aconselho apostar apenas em um (prefiro Leonardo Silva). Bernard que pontuou muito mal na 12ª rodada também é uma boa aposta e deve valorizar. Já pelo lado da equipe carioca recomendo Thiago Neves e Fred.

No Recife o Sport recebe o Atlético-GO, dono de uma defesa muito frágil. Vale apostar no atacante Marquinhos Gabriel, que costuma fazer bons jogos na Ilha do Retiro.

Mais uma opção de ataque é o boliviano Marcelo Moreno, do Grêmio. Apesar de jogar fora de casa o time enfrenta o Coritiba, uma das piores defesas do campeonato, que não vem sendo tão forte no Couto Pereira.

Rei do Pacaembu, como é chamado Danilo, o meia do Corinthians NÃO é uma boa aposta, visto que não costuma jogar muito bem fora de casa. Para os que possuem poucas cartoletas minha dica é Douglas, que volta à equipe e vem fazendo a torcida não sentir um pingo de saudade de Alex. O meia bate faltas e escanteios e tem chegado muito bem ao ataque.

Internacional terá a estréia de Forlán e pega o Vasco em casa. Minha aposta será no lateral Fabrício, que costuma pontuar muito bem quando joga no Beira Rio.

Outro time que está sendo considerado favorito para a rodada é o São Paulo. Rogério Ceni volta à equipe e o time encara o Flamengo no Morumbi. Precisando sair da crise, o time paulista deve ir pra cima. Luís Fabiano, Jadson e Rafael Tolói são boas apostas.

Cruzeiro x Palmeiras, dois times irregulares no campeonato. Porém jogando em casa o time mineiro tem conseguido bons placares. Minha aposta é no atacante Wellington Paulista, que costuma arriscar mais que o companheiro Borges. Montillo não vem fazendo uma boa temporada no game. Apesar de ter sido o melhor jogador da equipe mineira no jogo contra o Corinthians, não tem sido muito bom para pontuar no Cartola FC.

O jogo de maior incógnita na rodada é Santos x Ponte Preta. O time de Muricy vem muito mal no campeonato, enquanto o de Campinas está decaindo. Por jogar em casa e precisando sair do Z4, o Santos vai pra cima. O problema é que no ataque temos BILL, ele mesmo! Para cartoleiros pobres é uma boa aposta, já que custa apenas C$ 1.95.

Abaixo a minha seleção de jogadores para 13ª rodada do Cartola FC:


GOL Jefferson – Botafogo
LAT Marcio Azevedo – Botafogo
LAT Fabrício – Internacional
ZAG Fabio Ferreira – Botafogo
ZAG Rafael Tolói – São Paulo
MEI Douglas – Corinthians
MEI Seedorf – Botafogo
MEI Elkeson – Botafogo
ATA Wellington Paulista – Cruzeiro
ATA Marcelo Moreno – Grêmio
ATA Luís Fabiano – São Paulo
TEC Oswaldo de Oliveira - Botafogo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasileirão - 12ª rodada

Atlético-MG 2x0 Santos

“QUE FASE!” Essa frase pode ser perfeitamente dita para as duas equipes. O trabalho de Cuca frente ao Atlético surpreende. O clube manteve importantes jogadores do ano passado, como Réver e Leonardo Silva, que formam uma bela dupla de zaga. Ainda trouxeram Ronaldinho Gaúcho, que queiram ou não, está longe de receber críticas negativas e saiu dos tablóides de fofocas, pelo menos por um tempo. O time é  forte e ainda conta com um novo e moderno estádio para mandar seus jogos, o que vem fazendo a diferença. Bernard, garoto que veio da base, é um dos grandes destaques, assim como Danilinho. Um time visto por muitos como cavalo paraguaio, vem mostrando bastante eficiência e muita sede de conquistar o caneco. Quanto ao jogo, poderia ter sido goleada, não fosse os erros da arbitragem; 2 gols da equipe mineira foram mal anulados. Agora o que dizer da equipe santista? Sem Neymar e Ganso, que jogam as Olimpiadas de Londres, Muricy não consegue achar um padrão de jogo e o elenco é cheio de falhas e fraquezas. Enquanto Laor, presidente santista, busca de qualquer forma manter sua jóia rara no clube, jogadores importantes como Borges, Alan Kardec e Elano deixaram a equipe. O time vem fazendo um péssimo campeonato e amarga a 18° posição. Está na hora de abrir o olho!

Palmeiras 0x2 Bahia

Jogando em Barueri o Palmeiras costuma ser praticamente imbativel. A volta de Obina fez muito bem a equipe, que precisava urgente de mais um atacante para fazer companhia a Barcos. Porém não foi dessa vez que funcionou. Em seu 2° jogo no comando da equipe baiana, Caio Júnior conseguiu burlar a forte marcação do time paulista, que sem Valdivia e Marcos Assunção, sofreu também com erros bobos da arbitragem, como pênalti mal marcado para a equipe adersária e um gol mal anulado. Souza marcou duas vezes e Felipão foi expulso aos 47 do 2° tempo. Com essa importante vitória, Bahia saiu do Z4. 

Corinthians 2x0 Cruzeiro

Paulinho fez um golaço!
Jogando relaxado e sem muitas pretensões no campeonato o time paulista viu mais uma vez sua torcida dando show e exemplo: 30 mil fiéis foram ao Pacaembu e viram um time rápido e massacrante no 1° tempo; Chicão abriu o placar após pênalti marcado em Jorge Henrique. Ainda com Paulo André se adaptando com sua volta ao time titular após a ida de Castán para a Itália, a equipe voltou para o 2° tempo com o ritmo desacelerado e viu o Cruzeiro pressionar, sem muita eficácia no ataque. No último lance de jogo o aniversariante Paulinho, que completou 24 anos, fechou a conta com um belo gol de fora da área, após passe de Danilo, que mais uma vez foi o melhor jogador da equipe.

Atlético-GO 4x3 São Paulo

O maior vexame da rodada foi, sem dúvidas, a derrota do São Paulo para o até então lanterna do campeonato. O time foi para o intervalo de jogo perdendo por 4x1, completamente perdido em campo e dominado pela equipe de Goiânia. Voltou para o 2° tempo com um novo gás, mas não foi o suficiente para conseguir o empate. Ney Franco precisa urgentemente consertar o sistema defensivo do São Paulo, que agora aposta todas as fichas no jovem Rafael Tolói, bom jogador vindo do Goiás, mas que ainda não mostrou confiança. Rhodolfo também decepciona. 

Grêmio 1x0 Fluminense

O time de Abel Braga, até então invicto, visitou o Grêmio no Sul. Ainda com algumas carências e tentando esquecer a péssima eliminação da Copa do Brasil, Luxemburgo parece estar encontrando uma nova forma de colocar seu time, recheado de excelentes jogadores, pelo menos no papel, para engrenar dentro de campo. Elano caiu como uma luva e vem fazendo belas partidas desde que chegou, assim como o atacante Marcelo Moreno que parece ter reencontrado seu bom futebol. Com gol de Kleber, que mais tarde foi expulso (ok mas e a novidade?), a equipe gaúcha fez um bom resultado e mostra que tem totais condições de lutar na parte de cima da tabela.

Vasco 1x0 Botafogo

Eterno reizinho!
Seedorf não pode fazer mágica. O grande astro, que levou mais de 25 mil torcedores ao Engenhão em sua estréia e viu seu time perder para o Grêmio, mais uma vez nada pode fazer. Osvaldo de Oliveira parece perdido em certos momentos, deixando a equipe totalmente sem padrão de jogo. Depois da venda de Loco Abreu e da saída de Herrera, o Botafogo sofre muito com a falta de uma referência, tendo que diversas vezes usar Elkesson, um jogador de meio campo, como centroavante. Mais uma vez a estrela de um rei brilhou, ou melhor, reizinho, como os vascaínos carinhosamente o chamam. Juninho Pernambucano é a grande estrela desse time do Vasco. Em grande fase, foi dele o passe para Alecsandro, sempre ele, fazer o gol da vitória. Após as vendas de Fagner e Diego Souza, o time cruz maltino consegue se manter forte e vivo pela luta do título, mas precisa reforçar seu elenco.

Náutico 3x4 Coritiba

A equipe paranaense vem me surpreendendo negativamente. Não pela perda novamente da Copa do Brasil, título conquistado merecidamente pelo Palmeiras, que jogou melhor o 2° jogo. Mas sim por um catadão de jogadores que parecem perdidos em campo. O que dizer da péssima defesa, que além de levar muitos gols, comete faltas infantis e desnecessárias? Quando Keirrison irá estreiar? Será que um jogador que não joga nada a mais de três anos será o grande nome para salvar essa boa, porém mal treinada equipe do rebaixamento? Sim, pois o elenco do Coritiba, apesar de alguns jogadores importantes terem saído, tem condições sim de lutar por algo melhor. Por enquanto Marcelo Oliveira respira aliviado ao final da partida, mas o alerta está ligado.


ps: Não assisti os jogos Figueira 0x1 Inter, Flamengo 0x0 Lusa e Ponte 1x1 Sport, portanto não opinarei.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O gol da libertação

    O texto abaixo foi escrito por mim na madrugada do dia 24 de maio de 2012, após a incrível e emocionante vitória do Corinthians sobre o Vasco, pelo placar de 1x0, nas quartas de final da Libertadores 2012. Hoje, considero este o jogo mais importante de nossa conquista inédita e invicta.

__________________________________________________

Quarta-Feira, 23/05/2012 - Corinthians 1 x 0 Vasco
Quartas de final – Libertadores da América 2012

Há quem diga que o futebol é um mero entretenimento, e que não deve ser levado a sério em momento algum. BESTEIRA! O futebol move multidões, move sentimentos inexplicáveis e faz até o mais durão dos torcedores cair em lágrimas quando seu time é eliminado ou ganha um jogo sofrido, de virada, aos 48 do 2° tempo.

Há quem diga que  futebol é perda de tempo. Outra besteira! Perda de tempo é querer entender ou julgar o fanatismo de um torcedor quando você não está na pele dele, sentindo o que ele sente. Ver de fora é muito fácil. O sentimento de um torcedor que acompanha seu time 365 dias por ano é inexplicável.

O que eu senti ontem foi surreal. O que o Corinthiano FANÁTICO sentiu, foi surreal. Não há uma maneira exata de explicar o que se passa em nossas cabeças ou em nossos corações quando o juiz apita o fim de um jogo como esse.

Eu e minha mãe, apesar de sempre próximas, nunca fomos muito sentimentais uma com a outra. Sempre nos tratamos do nosso jeito peculiar, sempre com muitas brigas, mas também muito companheirismo. Não me recordo a última vez que abracei minha mãe. Talvez, justamente, na reta final do Brasileirão 2011, quando Liedson fez um gol decisivo contra o Figueirense, na penúltima rodada. Ontem abracei minha mãe, não uma, mas várias vezes! E chorei. Um choro diferente, um choro de desabafo, de emoção, de felicidade extrema. Era um peso tirado das costas.

O time do povo, com o povo
O gol de Paulinho, aos 43 minutos do 2° tempo, não foi só um gol. Não era apenas o gol de uma classificação que não vinha a 12 anos. Foi um gol que tirou das costas um peso que não só eu, mas todos os fanáticos carregavam até aqui. Um time frio, que não treme em decisão e que possuí um conjunto que joga com raça e determinação dentro de suas limitações. Um time que não possuí um craque ou um jogador acima da média.

O Corinthians não só me proporciona os sentimentos mais intensos de minha vida, mas também consegue me mostrar que nessas horas a única pessoa que está ao meu lado, aturando todo meu desespero e loucura, é minha mãe. Por mais que ela fique indignada e abismada com minha maluquice, ela permanece ali, até o apito final.

Sinceramente, não sei se meu time será campeão. O que sei é que o Corinthians me proporcionou esse momento e isso jamais será esquecido. O futebol influencia meu humor e meus dias.

O Corinthians essa semana me tirou do fundo do poço. Me fez chorar de alívio. Um choro que lavou minha alma. Nunca me senti tão leve e de bem com a vida como estou agora. O Corinthians é meu combustível na vida e sem ele, nada consigo fazer.

Todo ano somos alvos de piadas e sofremos calados, esperando o dia em que finalmente poderemos devolver toda essa chacota. E esse dia parece estar cada vez mais próximo. Se não esse ano, num futuro próximo. Obviamente quando esse dia chegar tentarão ao máximo desmerecer nossa conquista, assim como fazem com todas as nossas vitórias. A Libertadores passará a ser um campeonato comum, fácil e sem importância. Isso sem contar é claro o escândalo que será nossa conquista, afinal só ganhamos títulos roubados. Somos muito ricos e compramos emissoras, federações e nações.

A América está prestes a conquistar o Corinthians
O Corinthians é meu termômetro na vida. Sou assim, uma louca do bando que não sabe amar pouco, não sabe amar com cautela ou de forma racional. Sou uma pessoa que vive em demasia, que ama DEMAIS, quer sempre DEMAIS e sente DEMAIS! Agradeço a Deus por me fazer assim.

Um dia, realizarei meu sonho e transformarei essa minha paixão em profissão. Vou trabalhar no ramo e serei motivo de orgulho. Mostrarei a todos que esse amor que corre em minhas veias pelo futebol não é meramente banal e descartável. O futebol e o Corinthians são minha vida, minha história e meu maior amor!