terça-feira, 21 de abril de 2015

Indispensáveis, brasileiros vivem fase dourada na Bundesliga

Texto originalmente publicado no site Bundesliga Brasil

Quando falamos em brasileiros de sucesso no atual futebol alemão, logo nos vem em mente as figuras de Elber, pelo Bayern de Munique, ou então a fase fantástica que teve Grafite, jogando pelo Wolfsburg em 2009, onde conquistou o campeonato e terminou com artilheiro da Bundesliga. Não é de hoje o sucesso e a descoberta de jogadores brasileiros na Bundesliga.

O campeonato alemão, que em seus moldes atuais existe desde 1963, sempre contou com a força e o talento de seus jogadores da casa. Dos gols marcados pelo torneio, cerca de 72% são anotados por alemães. A surpresa fica por conta de quem vem logo atrás: Os jogadores brasileiros são os segundos que mais marcam gols na Alemanha.

Velhos na idade, e alguns bastante desconhecidos pelo público brasileiro, novos nomes vem conquistando o coração dos alemães e chamando a atenção de outros mercados futebolísticos.
Roberto Firmino é o principal destaque brasileiro na Bundesliga
Em debates sobre atuais bons nomes para servir a seleção brasileira, logo nos vem em mente Roberto Firmino, em sua excelente fase pelo Hoffenheim. Fase essa que proporcionou ao meia um lugar de destaque na atual lista de Dunga. Nesta temporada o cobiçado jogador já soma seis gols e oito assistências em 27 partidas, motivo de orgulho para o técnico Markus Gisdol.

Com a ascensão de Firmino pelo Hoffenheim e pela seleção, vários brasileiros vem buscando espaço e mostrando seu trabalho, a maioria com passagem breve por terras tupiniquins. É o caso de Raffael, meia atacante experiente de 30 anos, que é destaque do Borussia Mönchengladbach.

Raffael tem o maior salário do M’Gladbach
Raffael foi ainda jovem para a Europa, onde jogou na Suíça até 2008, antes de se transferir para o Hertha Berlin, clube pelo qual se destacou com 33 gols em 140 partidas. Passou ainda por Dinamo de Kiev e Schalke 04, mas foi no M’Gladbach, em 2013, que ele marcou sua passagem de vez pela Bundesliga. O camisa 11 é o jogador mais bem pago do Borussia, e já soma nove gols em 2014/2015.

Além de Raffael, o irmão Ronny também faz sucesso no campeonato alemão. O jogador, que começou no Corinthians como lateral esquerdo, hoje aos 28 anos joga de meia pelo Hertha Berlim, onde soma 24 gols em 78 jogos. Ronny e Raffael foram nomes importantes para a volta do Hertha Berlim a elite do campeonato alemão em 2008.

Luiz Gustavo é outro belo exemplo de brasileiro de sucesso na Bundesliga. Foi no Hoffenheim que o volante chamou a atenção de grandes clubes, se transferindo para o Bayern de Munique em 2011. Titular da seleção brasileira desde que foi chamado por Mano Menezes, o volante hoje se destaca no excelente time do Wolfsburg, onde é o jogador mais bem pago do elenco dos Lobos, com um salário anual de €7 milhões, maior até que os protagonistas Kevin De Bruyne e Bas Dost.
Naldo e Luiz Gustavo são os destaques brasileiros do Wolfsburg
Outro brasileiro do Wolfsburg que vive uma brilhante fase é o zagueiro Naldo, que inclusive obteve cidadania alemã ao final de 2014. O defensor de 32 anos jogou no Werder Bremen de 2005 até 2012, onde conquistou a Copa da Alemanha em 2009. Em 2012 se transferiu para o Wolfsburg, e hoje é considerado um dos principais zagueiros do campeonato alemão. Em toda sua trajetória pela Bundesliga, Naldo já anotou 36 gols e 12 assistência em 250 partidas, um número surpreendente para um zagueiro.

Com Firmino e Luiz Gustavo cravando seus nomes de vez na lista de Dunga, a Bundesliga prova que sabe lapidar e encontrar opções muitas vezes renegadas em outras partes do mundo. Nomes ainda mais desconhecidos ganham a chance de sonhar com uma vaga na seleção brasileira, assim como Dante e Josué por exemplo. A expectativa é que surjam cada vez mais opções diferenciadas e interessantes em solos alemães.

Um comentário:

Angelo Theisen disse...

Torço muito para o Firmino brilhar nessa Copa América. outro Brasileiro que não podemos esquecer é o Lúcio que teve passagem pelo Bayer Leverkusen e Bayern Munique.