sexta-feira, 18 de março de 2016

Dortmund massacra o Tottenham nas oitavas da Europa League

 


Há uma velha e injusta coincidência que ronda as competições europeias: dois favoritos queimando a largada e se enfrentando já no começo do mata-mata. Ao menos foi assim que o jogo foi vendido antes das equipes entrarem em campo. Tanto Borussia Dortmund quanto Tottenham somam cinco pontos a menos que os líderes em seus respectivos campeonatos nacionais.

Mas o que se viu em campo nesta quinta feira (10), pelo jogo de ida das oitavas de final da Europa League foi um Borussia Dortmund avassalador, que venceu por 3x0 um Tottenham medroso e sem ambição.

O italiano Maurício Pochettino, que completou 100 jogos a frente do Tottenham, decidiu escalar um time misto em pleno Signal Iduna Park, deixando até mesmo Harry Kane no banco. Já o Borussia Dortmund, depois de empatar com o Bayern sem gols pela Bundesliga, entrou em campo como um trator e se impôs completamente em campo.

Logo nos primeiros 15 minutos, os comandados de Thomas Tuchel não deram folga ao goleiro Hugo Lloris, que salvou duas chances claras do time da casa. O Tottenham conseguiu segurar a fúria dos alemães por 30 minutos. Foi então que o artilheiro apareceu para espantar qualquer chance perdida.

Aubameyang abriu o marcador após cruzamento perfeito de Schmelzer, e aumentou ainda mais sua excelente fase. O atacante gabonês chegou a 33 gols em 38 jogos da temporada. Era tudo que o Borussia precisava pra afastar o nervosismo e se sentir dono do jogo. A primeira etapa foi toda do time alemão.




O Tottenham voltou para o segundo tempo com Dembele no lugar de Chadli, mas nada mudou. Logo após a entrada do meia, o Dortmund correu pro ataque e marcou novamente, agora com Reus chutando seco embaixo das traves. O time não diminuiu o ritmo em momento algum, enquanto os ingleses não conseguiam passar do meio campo.

A estratégia de Tuchel funcionou como uma sintonia perfeita, e Reus fechou o caixão com um golaço de primeira, após passe perfeito de Castro. O meia soma agora quatro gols na competição, e se tornou o artilheiro da Europa League 15/16.

Com 3x0 contra, Lamela e Kane entraram no Tottenham e apenas assistiram o restante da partida. O goleiro Weidenfeller teve uma atuação segura, assim como toda a defesa aurinegra. Um dia perfeito.

Se no campeonato alemão o Borussia vive apenas um sonho distante diante de um Bayern que nunca perde, na Europa League enfim surge a grande chance de Tuchel premiar sua temporada fastástica. O Dortmund já soma 106 gols, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. 

A muralha amarela já está de olho em mais uma taça e as chances se tornam cada vez mais claras e concretas. Que venham as quartas.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Resumo: 24ª Rodada da Bundesliga

Texto originalmente publicado em Bundesliga Brasil

Muitos podem ter estranhado, mas tivemos uma rodada da Bundesliga durante a semana! As partidas foram disputadas terça e quarta, o que pode ter deixado muita gente sem poder assistir aos bons jogos que rolaram. Saiba tudo que rolou em todos os jogos da rodada:

Hannover 0x4 Wolfsburg

Schürrle deu show na vitória do Wolfsburg

Depois de uma vitória fora de casa contra o Stuttgart, esperava-se que o Hannover finalmente encontrasse sua sequência de duas vitórias. Já o Wolfsburg precisava descontar o prejuízo da rodada anterior, após perder pro Bayern em casa.

Os lobos não tiveram piedade e massacraram o Hannover, com um show particular de Schürrle, destaque da partida com três gols! Provavelmente trazendo algumas lembranças do Mineirão em 2014 ao alemão. O quarto foi marcado por Draxler, fechando o caixão dos “vermelhos”.

A vitória leva o Wolfsburg aos 34 pontos, aproximando a equipe da zona de classificação para a Liga Europa. Já o Hannover continua respirando por aparelhos e amarga a lanterna do campeonato, sem previsão de melhora.

Na próxima rodada o Hannover viaja até Bremen para encarar o Werder, enquanto o Wolfsburg recebe o M’Gladbach.

Bayern de Munique 1×2 Mainz 05

E finalmente caiu a invencibilidade do Bayern

O resultado mais surpreendente da rodada aconteceu em plena Allianz Arena, com a primeira derrota em casa do Bayern na temporada. Com os bávaros jogando com uma defesa esfacelada e muito adiantada, os visitantes tiveram se aproveitaram de contra-ataques mortais para vencer a partida.

O primeiro gol saiu aos 25 da primeira etapa, dos pés do espanhol Jairo Samperio. Mesmo em desvantagem o Bayern continuou pressionando durante toda a partida. Robben empatou aos 19 do 2° tempo, com passe de Vidal, e o time passou o resto do jogo indo pro ataque, fazendo com que o goleiro Loris Karius trabalhasse em dobro. Mas foi em outro conta-ataque fulminante que o Mainz chegou ao segundo gol, logo no fim da partida. John Cordoba marcou aos 40, e o time comemorou como final de campeonato.

Com a derrota, o time de Pep Guardiola diminui a vantagem para o vice líder Borussia Dortmund e está cinco pontos a frente, com um clássico que promete ser de tirar o fôlego na próxima rodada. Já o Mainz se encontra na 5ª posição, e receberá o Darmstadt.

Darmstadt 0x2 Borussia Dortmund

Borussia ainda sonha com a ponta da tabela

O Borussia chegou a uma sequência de sete jogos sem perder, sendo seis vitórias. A boa fase dos aurinegros abocanhou mais uma vítima, dessa vez o pequeno Darmstadt. O time de Thomas Tüchel não teve dificuldades e derrotou a equipe de Hessen por 2×0, com gols de Adrian Ramos e Eric Durm. Isso mesmo que você leu, teve gol de Ramos e Durm no mesmo jogo!

A vitória ficou ainda maior após o tropeço do Bayern. Os dois times se enfrentam na próxima rodada no Signal Iduna Park, e, se vencer, o Borussia pode diminuir a diferença para os bávaros em 2 pontos. É a chance de ouro para se manter vivo na luta pelo título alemão.

O Darmstadt, por outro lado, permanece com 25 pontos, brigando para fugir das proximidades da zona de rebaixamento. A equipe viaja para Mainz na próxima rodada.

Bayer Leverkusen 1×4 Werder Bremen

Werder humilha o Leverkusen em plena Bay Arena

Depois de uma boa rodada na Europa League, o Bayer Leverkusen voltou a decepcionar sua torcida no campeonato alemão e sofreu sua terceira derrota seguida, sendo goleado em casa pelo Werder Bremen. Os verde-e-brancos não venciam a cinco rodadas, e surpreenderam até mesmo sua torcida em um impecável jogo em plena Bay Arena.

Bastaram cinco minutos para os visitantes abrirem o placar, com Bartels. Os outros três tentos saíram dos pés do infindável Claudio Pizzaro, que agora soma 10 gols no campeonato alemão.

O Bayer visita o Augsburg na próxima rodada, já o Bremen recebe o Hannover em duelo de desesperados.

Ingolstadt 1×1 Köln

Praticamente empatados em número de pontos, Ingolstadt e Colônia entraram em campo para um jogo morno e sem grandes emoções. A equipe da casa abriu o placar com Lukas Hinterseer ainda no primeiro tempo, mas viu os visitantes empatarem a partida com Anthony Modeste, que agora soma 11 gols e é o sétimo maior artilheiro da Bundesliga 15/16.

Na próxima rodada o Ingolstadt vai até Frankfurt enfrentar o Eintracht. Já o Colônia recebe o Schalke 04.

Hertha Berlin 2×0 Eintracht Frankfurt

O Hertha conseguiu sua segunda vitória no ano. Após vencer o Colônia fora de casa na rodada anterior, a velha senhora derrotou o Frankfurt com gols de Mitchell Weiser e Salomon Kalou. Distante dos primeiros colocados, mas fazendo uma campanha surpreendente, o Hertha soma 42 pontos, na terceira colocação da tabela.

Na próxima rodada, o time de Berlim viaja para Hamburgo e enfrenta o time da casa. Já o Eintracht recebe o Ingolstadt.

Borussia M’Gladbach 4×0 Stuttgart

Disputando com o Mainz uma vaga para os torneios europeus, o Monchengladbach fez a tarefa de casa e goleou o Sttugart por 4×0. O time abriu o placar logo aos 16 minutos, com gol do jovem Thorgan Hazard (irmão do jogador do Chelsea, sim!).

O brasileiro Raffael marcou o segundo gol dos mandantes já no segundo tempo, e abriu a porteira para mais dois, que viriam dos pés de Patrick Herrmann e Grosskreutz contra (que fase!). O Borussia tem agora 39 pontos, empatado com o Mainz, mas ocupa a quarta posição por levar vantagem nos critérios de desempate.

O time viaja para Wolfsburg na próxima rodada, enquanto o Sttutgart recebe o Hoffenheim.

Hoffenheim 2×1 Augsburg

Lutando desesperadamente para fugir da vice lanterna da competição, o Hoffenheim finalmente venceu. O time comandado pelo jovem Julian Nagelsmann abriu o placar aos 22 da primeira etapa, com gol do atacante Kevin Volland. Ao final do 1° tempo a equipe se mostrou nervosa e sofreu o empate dos visitantes, após cobrança de pênalti de Paul Verhaegh.

Foi quase no final da partida que o Hoffenheim conseguiu marcar o segundo gol com Mark Uth e assegurar sua vitória.

Continuando sua saga contra o rebaixamento, o time encara agora o Stuttgart fora de casa. Já o Augsburg recebe o Leverkusen.