terça-feira, 22 de setembro de 2015

Diário: Um passeio pelos coadjuvantes da Bundesliga (Parte dois)

Texto originalmente publicado em Bundesliga Brasil

Quando se viaja para o oeste da Alemanha, o amante de futebol encontra uma região rica de história no esporte. Com cidades pequenas e próximas umas das outras, o “Vale do Ruhr” é a província mais populosa da Alemanha e berço de grandes times da Bundesliga. É nessa região que estão situados o Borussia Dortmund, Schalke 04, Bayer Leverkusen, Borussia Monchëngladbach e o Colônia, além do Fortuna Düsseldorf, que hoje joga a segunda divisão.

Falarei hoje da segunda maior rivalidade da região. Perdendo apenas para Dortmund x Schalke 04, o clássico entre os times de Colônia e Düsseldorf mereceram atenção especial nessa viagem, já que possuem duas torcidas tão fanáticas que disputam até mesmo na hora de beber cerveja!

 
Rivalidade até na hora de beber! Altbier em Düsseldorf e Kölsch em Colônia

A distância entre as cidades é de apenas 60 km, ou uma viagem rápida de 30 minutos de trem. As vizinhas são extremamente competitivas entre si, com dois estilos bem diferentes. Enquanto Düsseldorf é a capital da moda e a segunda cidade mais rica do país, sediando lojas e marcas caríssimas e sofisticadas, Colônia é conhecida por sua enorme catedral gótica, com uma arquitetura clássica e super preservada.

Há quem diga que a população das duas cidades se odeiam tanto, que não se pode citar o nome de uma na outra e vice-versa. A rivalidade atingiu até a cerveja! Os moradores de Colônia só bebem Kölsch, enquanto em Düsseldorf a escolhida é a Altbier. Tamanha desavença entre as duas não poderia deixar de respingar no futebol.

O FC Köln é hoje quase impossível de não se conhecer, já que foi ele quem revelou o astro do Instagram Lukas Podolski. O atacante viaja à sua cidade natal sempre que possível, e há dezenas de imagens do jogador em muros e próximas ao estádio. Com o perdão da comparação, é o Pelé de Colônia! O estádio está localizado em uma região afastada do centro, como é comum em toda a Alemanha. O RheinEnergieStadion foi construído em uma área completamente deserta e a região se desenvolveu ao longo dos anos graças ao futebol.

No vídeo abaixo, a torcida do Fortuna Düsseldorf na estação central de trem da cidade, antes de viajar a Colônia para o clássico entre as duas equipes em 2013, pela Bundesliga II.



Já em Düsseldorf, o Fortuna vive os últimos anos em uma eterna gangorra entre a primeira e a segunda divisão alemã. Eles não disputam a divisão principal desde a temporada 2013/2014, quando caiu novamente para a Bundesliga II, depois de recém subir. Por muitos anos o Fortuna jogou no Rheinstadion, palco da Copa do Mundo de 74. Mas em 2002 o mesmo foi demolido, e em seu lugar foi construída a moderna Esprit Arena, que hoje comporta 50 mil torcedores.

O último confronto entre as duas equipes foi em dezembro de 2013, quando ambos jogavam a segunda divisão. O Colônia venceu o Fortuna em Düsseldorf, pelo placar de 2x3.

O veredito final por minha parte, depois de permanecer dois dias em cada cidade, ficou com Colônia. Apesar de Düsseldorf ser considerada mais moderna e rica, a cultura e diversão da rival me agradou muito mais (além da cerveja, que também é melhor).

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda Raisa! Qnd acho ótimo perfil pra seguir no tt, ela sai dele. Pq VC saiu do tt? Hahaha. Gostava do q VC escrevia, poxa. Se vc voltar pro tt com ou outra conta, avisa pra mim pelo @Rodrigo_Justo15

Bjs linda!

Francisco Alves disse...

Bonitona? Em que lugar da Alemanha você tomou uma cerveja e pensou: Eu não poderia morrer sem ter bebido essa cerveja...
Pela quantidade e qualidade de cervejas, não deve ser fácil.
Essa combinação de futebol e cerveja na Alemanha, é "matadora".