domingo, 2 de agosto de 2015

A perfeita pré-temporada do Arsenal


Vitória sobre o Chelsea coroou pré temporada perfeita do Arsenal

De um lado, o torcedor espera ansiosamente pela contratação de um grande nome para o ataque. Do outro, o time mostra em campo que pode surpreender nessa nova fase que se inicia. A pré temporada do Arsenal pode ser considerada perfeita. Dos três torneios que disputou, venceu todos, com destaque a Supercopa da Inglaterra, disputada neste domingo (2), contra o Chelsea. Além disso, venceu também a Emirates Cup, aplicando uma sonora goleada de 6x0 pra cima do Lyon. Um torneio disputado na Ásia também coroou a equipe.

É verdade que torneios de pré-temporada não significam muito. São troféus simbólicos, mas que representam o comprometimento e o foco do time. O que podemos observar nesses jogos até agora, é que o elenco parece focado e em busca de um lugar mais alto no topo da Premier League esse ano. A equipe de Arsene Wenger se mostrou mais confiante com a chegada de Petr Cech, que já tomou conta do gol e se mostrou em grande forma em suas aparições.

O peso da partida poderia não ser de tanto valor, mas enfrentar o Chelsea sempre atiça os ânimos da torcida e dos jogadores. A eterna rixa entre Wenger e Mourinho teve mais um capítulo neste domingo, e para a história. O técnico francês finalmente conseguiu vencer uma partida contra o rival português. A arrogância e petulância de Mourinho influenciaram ainda mais no sabor da vitória. Se para eles a Community Shield não vale muito, para nós fica claro que não escolhemos competições.

Petr Cech: três jogos e três troféus desde que chegou

O time do Arsenal se portou seguro em grande parte dos noventa minutos. Apesar de sofrer alguma pressão a defesa se mostrou segura, com destaque para Koscielny, que colocou Hazard no bolso. A bela atuação do zagueiro permitiu que o meio campo fluísse com mais facilidade, e foi dos pés do jovem Ox Chamberlain que saiu o golaço, aos 24 minutos da primeira etapa. O garoto teve uma atuação de gala, e tem tudo pra ser um dos grandes destaques da temporada, se a bruxa do DM não assombrar novamente.

A principal qualidade do Arsenal em sua pré-temporada foi a defesa, que se mostrou bastante segura. O time tomou apenas dois gols nos últimos sete jogos disputados:

4-1 West Brom
4-0 Aston Villa
4-0 Singapore Select XI
3-1 Everton
6-0 Lyon
1-0 Wolfsburg
1-0 Chelsea

A torcida ainda espera ansiosa pela vinda de um atacante de peso, no momento a peça mais importante que falta ao Arsenal. As especulações sobre Benzema continuam uma incógnita, e a novela ainda não parece ter fim. A Premier League retorna dia 8 de agosto e o primeiro adversário será o West Ham, no Emirates. Veremos de fato se o time realmente tem chances e forças para uma luta pelo título, ou se será mais um ano contentes com a vaga para a Champions League. É preciso grandeza não só em campo, mas na forma de ambicionar mais.

Wolfsburg prova mais uma vez que está de volta ao protagonismo alemão

Wolfsburg vence o Bayern e é campeão da Supercopa da Alemanha

A temporada do futebol alemão retornou neste sábado (1), com a disputa entre os dois melhores times da temporada passada. O campeão nacional Bayern de Munique enfrentou o atual vencedor da Copa da Alemanha, que vem  merecendo destaque e bons olhos. O time do Wolfsburg terminou a temporada com o vice campeonato e um título em cima do Borussia Dortmund para se vanglorizar.

Após anos de coadjuvância após o título nacional de 2008/09, o Wolfsburg voltou a ser protagonista no futebol alemão. Liderado pelo belga Kevin De Bruyne, que vive grande fase, os lobos provaram mais uma vez que devem lutar forte para o caneco em mais uma temporada. Foi dos pés do líder de assistências da Bundesliga 2014 que saiu o gol de empate, aos 43 do segundo tempo.

O primeiro tempo foi marcado por um confronto aberto e cheio de chances para os dois lados. Ainda nos primeiros 10 minutos o Bayern quase abriu o placar, com uma bola no travessão de Boateng. A defesa sólida do Wolfsburg conseguiu anular Lewandowski por toda a primeira etapa.  Com Götze no banco e Douglas Costa em campo, os comandados por Guardiola pressionaram a maior parte do tempo, mas só abriram o placar no começo do segundo tempo. Foi dos pés do brasileiro que saiu o passe para Robben, que bateu de primeira para o fundo do gol.

Após o gol, Guardiola abriu mão de jogar e fez mudanças desnecessárias ao longo do jogo, e o time comandado por Dieter Hecking perdeu boas chances ao longo da partida, com destaque a um incrível gol perdido por De Bruyne ainda no primeiro tempo. O gol do Bayern colocou ainda mais fogo no jogo e fez os lobos irem pra cima ao longo da segunda etapa. Foi só aos 43 minutos que o merecido empate chegou.

Bendtner empatou aos 43 e depois decidiu nos pênaltis para os lobos

Foi dos pés do dinamarquês Bendtner que o Wolfsburg buscou o empate já no final da partida, quando tudo parecida decidido para o time da Bavária. A decisão então foi direto para os pênaltis. Não era o dia de Manuel Neuer, que errou o canto em todas as cobranças e viu Xabi Alonso desperdiçar sua cobrança, defendida magistralmente pelo goleiro Koen Casteels. Acertando todas as chances, Bendtner mais uma vez decidiu, batendo a última cobrança e sagrando o Wolfsburg campeão.

Os destaques da partida ficaram por conta do brasileiro Naldo, que aos 32 anos vem jogando em alto nível e hoje é considerado um dos melhores zagueiros da Bundesliga. Outro grande nome é o português Vieirinha, que incomodou a zaga bávara durante toda a partida. 

Os lobos já haviam provado sua boa fase ao vencer o Borussia Dortmund na final da Copa da Alemanha, de virada e com autoridade, além de terminar a Bundesliga na segunda posição, 10 pontos atrás do campeão Bayern. A mesma sorte não veio na Liga Europa, onde o time tropeçou diante do Napoli, derrota que não abalou as estruturas, e serviu como aprendizado e experiência em competições europeias, segundo os jogadores.

A vitória do Wolfsburg mostra que a equipe começa mais um ano forte e pronta para lutar de igual para igual pelo título alemão. Com a permanência do belga Kevin De Bruyne e suas assistências – foram 28 assistências na temporada 2013/14 – o time tem tudo para ir mais longe dessa vez.